Sobre...
Desenvolvimento infantil, aprendizagem, inclusão fazem parte do que sou, é minha identidade. Hoje com tantos anos de vivência na área da educação, quero compartilhar ainda mais esta aprendizagem, poder ajudar pais na tarefa de educar seus filhos; professores, escolas e empresas na inclusão, não só de crianças e pessoas com deficiência, mas de todos alunos e profissionais que de alguma forma se sentem excluídos por terem alguma característica que não seja considerada padrão; adultos com TDA, que se sentem tão angustiados, solitários com as características do distúrbio que muitas vezes atrapalham sua vida familiar e profissional.
​
Não vou colocar meu currículo aqui de forma convencional, mas contar resumidamente a minha história, ligada a educação, desde quando era bem nova e fazia trabalho voluntário, até a graduação, especializações, pincelando com fatos da minha vida pessoal que foram determinantes na minha conduta profissional.
​
Quando tinha 11 anos conheci a Fundação para o Livro do Cego do Brasil e fiquei encantada! Decidi ser voluntária, era a mascote! Em seguida ingressei no voluntariado da APAE/SP, dei aula de culinária em uma escola especial para deficientes intelectuais, fui auxiliar de classe em escolas de educação infantil e em escolas especiais. Quando fui para o ensino médio, não tive dúvidas em cursar magistério, em seguida graduação em Educação para Deficientes Áudio Comunicação na PUC/SP, terminando o curso em 1985 com habilitação para Psicologia da Educação, Filosofia da Educação e Didática. No mesmo ano que entrei na faculdade, por um “destino da vida”, surgiu no meu caminho um menino encantador, que se tornou meu filho gerado no coração. Uma criança com 2 anos, com sérios prejuízos na saúde e atraso significativo no desenvolvimento global. Pude então vivenciar o lado de mãe além do profissional, o que me proporcionou um enorme aprendizado. Depois de alguns anos tive outro menino encantador, com desenvolvimento típico. Como profissional observava a evolução do desenvolvimento de cada um, como mãe me apaixonava! Vivenciar a teoria com a prática dentro de casa teve um ganho enorme na minha conduta profissional. Uma experiência brilhante que acrescentou muito no meu conhecimento sobre crianças e na compreensão da dinâmica familiar entre pais, filhos, irmãos.
​
Durante todos estes anos, foram inúmeros cursos, especializações, congressos sobre desenvolvimento infantil, alfabetização, distúrbios de aprendizagem, psicopedagogia, educação especial, entre outros. Trabalhos como professora na educação infantil, no ensino fundamental, no curso de magistério do estado, na secretaria da educação da prefeitura de São Paulo e coordenadora pedagógica da educação infantil. Há 26 anos realizo atendimento clínico para crianças e adolescentes com dificuldade e também com distúrbio de aprendizagem, dentre eles dislexia, discalculia, déficit de atenção, transtorno opositivo desafiador, autismo, deficiência intelectual, síndrome de down, além de consultorias sobre inclusão em escolas de Santos e Guarujá e supervisão para profissionais.
​
Nessa trajetória pude auxíliar muitas pessoas, seja por terem um distúrbio, por terem dificuldades na educação dos seus filhos ou por serem profissionais da área buscando ajuda com alunos e pacientes. Assim decidi criar a ferconsultoria, percebendo a necessidade das pessoas, a importância de se sentirem acolhidas, de terem uma atenção individualizada.
​
A ferconsultoria é um canal para poder compartilhar, com mais alcance, mas com a mesma assertividade, ainda mais o conhecimento que tive o privilégio de vivenciar nesta área tão encantadora e complexa que é a aprendizagem e o comportamento humano!
​
Descrição da imagem #paratodosverem Fernanda está ministrando uma palestra para vários professores. Está em pé, a sua frente os professores sentados e atrás está a apresentação em power point escrito o nome da palestra: "Inclusão para todos, valorizando as habilidades".