A fantasia da existência do coelho da páscoa, do papai noel, é importante para o desenvolvimento cognitivo da criança e para ajudá-la a compreender melhor a realidade, através do faz de conta. Entrar no imaginário infantil, preparando a chegada do coelhinho, escondendo os ovos, é uma lembrança inesquecíveis, não só na vida da criança como dos pais. São momentos de proximidade, de prazer, alegria que com certeza marcará por toda sua vida. Mas lembre-se o coelho é apenas um símbolo, não há necessidade de comprar o bichinho de verdade para vivenciar esta fantasia. Além de ser uma vida que exige cuidados, responsabilidade e compromisso, a criança deve aprender que uma vida tem que ser respeitada. Infelizmente após a páscoa é comum ter muitos coelhos abandonados. A páscoa passa, o encantamento passa, mas o coelho vive por anos.
Ideias para tornar a páscoa da criança mais divertida:
- Para os pequenos com 2, 3 anos;
. preparar junto com eles a caixinha do coelhinho imaginário. Colocar palha ou papel picado, cenouras, perguntar se ela quer dar para alguma coisa para o coelhinho e colocar na caixa.
. Depois que ela dormir faça pegadas imitando os passos do coelhinho, dê mordidas na cenoura como se ele tivesse comido, esconda os ovos. No domingo de páscoa quando ela acordar vai ficar muito feliz ao ver que o coelhinho esteve ali!
. Procure os ovos junto com ela, dê pistas para as crianças menores.
- Para as crianças de 4, 5 anos;
. Preparar a caixa do coelho, pode colocar desenhos da criança.
. Pode fazer mapas com desenhos de pistas dos lugares que ela irá encontrar os ovos, brincar de “quente frio”, quanto mais perto ela estiver dos ovos falar “quente”, quanto mais longe, “frio”.
. Fazer uma mesa de café da manhã com alguns ovinhos, com figuras de coelhos, bem colorida!
Use e abuse da sua criatividade! Vire criança! Com certeza serão momentos maravilhosos!
Comments